segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O inimigo é outro!


GUERREIROS, após o ápice desta tensão entre as policias paulistas - onde se discute o ciclo completo, o aumento de efetivo, a fusão entre as policias civis e militares, dentre outros; gostaria de fazer uma reflexão sobre como eu acredito que devemos agir diante desse cabo de guerra.

Neste momento muitos estão realizando um grande sonho. Sei que alguns não pensam assim. "Concurseiros" tem de monte em todos os concursos da Policia Civil. Mas eu quero "papear" com o cara que realmente acredita na instituição que está entrando. O atual momento pede união. O crime está, literalmente, se organizando. Cada vez com mais direitos, cada vez mais protegido pela legislação e cada vez mais ousado para com as policias.

Estes são os nossos verdadeiros inimigos. É contra eles que discorreremos o nosso juramento. E não contra os colegas de outras instituições.

Nós somos a nova policia. Muitos acham que não, mas eu realmente acredito que podemos mudar totalmente a visão da Policia Civil para com a sociedade. Podemos tornar a instituição ainda mais confiável e amiga da população. Uma policia verdadeiramente COMUNITÁRIA.

Sei que a mudança começa em cada um, e eu estou disposto a fazer a diferença. Acho que independente da carreira temos que fazer o nosso melhor. Sem se esconder - assumindo a sua verdadeira função. Sem "puxa-saquismo". Sem amadorismo e sem CORPORATIVISMO! Todo nós (PC, PM, GCM, PRF, PF, DEPEN, EXERCITO, MARINHA E AERONÁUTICA) lutamos pelo mesmo ideal: a ordem, a justiça e a cidadania.

Somos mais de 3 mil. Se isso não puder melhorar uma instituição, eu não sei o que pode. 


Nos manteremos firmes, sem perder o foco, sem perder a honra!



Força, Foco e FÉ!

2 comentários:

  1. A solução pelo menos para a questão de polícia no Brasil é nós reconhecermos que nosso modelo é antiquado, totalmente ultrapassado.

    Precisamos ser humildes e aceitarmos referências de países desenvolvidos onde as coisas funcionam muito melhor. Não dá pra continuar achando que só nós estamos certos e outros países errados, sendo que eles têm uma qualidade de vida e índices muitos melhores.

    Lembrando: a questão da Polícia é só uma parte, o endurecimento das leis é muito mais importante, por exemplo. Não adianta a polícia prender e o juiz, de acordo com as leis, soltar. Ou o criminoso permanecer pouco tempo preso.

    Descrevendo rapidamente para quem não conhece:

    Uma única polícia e uma única carreira. Fim do grande elefante branco que é o inquérito policial, peça totalmente dispensável.

    O cidadão entra como patrulheiro e vai galgando novas posições de acordo com o seu desempenho, com seus méritos.

    Há vários níveis de patrulheiros e com prova interna para trabalhar com investigação e para ser chefe de equipe, de delegacia.

    Ou seja, a pessoa que entrou como um simples patrulheiro pode um dia ser chefe de polícia! O policial vai ter muito mais motivação para trabalhar e apresentar resultados.

    Além da carreira policial, a polícia precisa da perícia criminal e de funcionários administrativos, de apoio.

    Lugar de polícia não é atrás de um balcão, não é cuidando de inquéritos numa mesa. Lugar de policial é na rua. Patrulhando ou investigando.

    A polícia não precisa de advogados. Nos países desenvolvidos, os policiais são das mais diversas formações. A polícia é aplicação da lei, é uma atividade operacional. Quer cuidar de papel, trabalhar com leis? Vire promotor, juiz, defensor...

    Quer ser militar? Entre para as forças armadas, exército, marinha, aeronáutica...

    E muito importante: os policiais precisam de segurança jurídica para trabalhar!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo seu feliz e prudente comentário amigo pois precisamos entender que polícia nos moldes atuais é pra inglês ver, bom falando nisso poderiam ao menos tentar olhar para o modelo inglês ou quem sabe o americano já que esses sim são modelos mas bem sucedidos e organizados não um mesclado de quem sabe um operacional com um burocracia administrativa

    ResponderExcluir