terça-feira, 5 de abril de 2016

Comissão dos aprovados no cargo de Investigador de Policia participam de audiência com o Delegado Geral.


Nesta segunda feira alguns candidatos, com a presença do Presidente do Sindicato dos Investigadores - Senhor João Rebouças, participaram de uma audiência com o Delegado Geral de Policia Doutor Youssef Abou Chahin. Na reunião foram debatidos vários assuntos referentes ao concurso como: próximas chamadas, nomeação dos remanescentes, novos concursos entre outros.

Abaixo estão relacionados os principais tópicos da conversa:

- Sobre a nomeação de apenas 25% dos aprovados
"Foi feita uma previsão do concurso, tanto é que nós conseguimos algumas nomeações. Era pra não conseguir nenhuma. Existem estados que estão pagando o salario em 9 parcelas durante o mês. Em São Paulo nós estamos conseguindo pagar o salário e ainda efetuar algumas nomeações. Ainda teve candidatos que não tomaram posse e nós ainda conseguimos a nomeação de mais alguns para entrar no lugar desses que não assumiram."

- Sobre novas nomeações
"Então, a promessa é: no meio do ano - acabando essa turma, o governador chama mais 25% e no final do ano ele chama o restante...os outros 50%. Isso foi o que o Governador me passou. Eu não quero só todo mundo que passou. Eu quero os remanescentes também. O ano que vem minha "briga" vai ser: me chama o resto que passou que dá uma boa equilibrada. O que eu quero é que ele complete o que prevê o edital, ai eu vou pedir a abertura de concurso e também a nomeação dos remanescentes, por que a defasagem é muito grande."

- Sobre policias no serviço administrativo e oficiais administrativos
"O que precisaria é um concurso de, pelo menos, 1500 oficias administrativos. Mas enquanto não tiver isso eu não posso abrir mão do funcionário policial que faz nossa folha de pagamento. Não dá! Hoje não tem ninguém em desvio de função ou encostado. Está todo mundo trabalhando em algum setor. Tem alguns policiais no serviço administrativo? Tem. Mas nós não temos uma carreira própria administrativa a não ser o oficial administrativo - que não se contrata há muito tempo. Pra você ter uma ideia, a PM fez um concurso para 5 mil oficiais administrativos e não contratou ninguém. Eu conversei com o SSP e pedi mil desses 5 mil aprovados da PM e ele prometeu colocar na pauta para conversar com o Governador."

- Sobre a "fuga" de candidatos aprovados nas carreiras
"Na verdade eu sempre - é que dessa vez eu tinha receio do governador fechar a torneira por causa do decreto que impedia novas contratações, mas a Policia Civil sempre faz o seguinte: como 99% opta por investigador, sempre a gente lança primeiro o de investigador. Nessa vez não tivemos escolha. Tivemos que jogar tudo junto com receio de que se chamassem primeiro IP e daqui à uma semana chamasse EP poderiam "fechar a torneira" nesse meio tempo, e não conseguíssemos nomear os EP's.

- Regionalização
"Na verdade o que eu estou priorizando é: se você é de franca, você vai fazer no deinter de franca e vai ficar na região. É isso que eu quero fazer. A ideia é: quem está no interior fazendo academia vai ficar na região."

- Sobre a morosidade dos concursos da Policia
"Existe um projeto de diminuir um pouco o tempo. O que atrapalha o concurso são os vários "benefícios" para o candidato. Você foi mal na prova, entra com recurso e pára todo o certame para aguardar o seu recurso. Queremos desburocratizar o concurso. Eu já pedi um estudo na acadepol por que a minha ideia é que o concurso dure 1 ano."

- Sobre o planejamento financeiro do concurso
"Antes do concurso havia uma verba destinada a pagar os professores para fazer o concurso, não para contratar. Tirando essa turma que entrou na academia, existem, mais ou menos, 7600 vagas em aberto na policia. Esse numero são cargos vagos, não são criação de cargos. Teoricamente o estado deveria ter esse dinheiro. Mas, pela crise, o estado utiliza o dinheiro que seria destinado a esses funcionários, que não existem, em outro setor."

"UMA COISA QUE EU ACHO QUE VOCÊS PODEM FICAR BEM TRANQUILOS É: A POLICIA DO JEITO QUE ESTÁ, COM O EFETIVO QUE TEM, NÃO TEM CONDIÇÃO. ELA ESTÁ MUITO DEFASADA E O GOVERNADOR ESTÁ BEM CIENTE DISSO. A CRIMINALIDADE, INFELIZMENTE, ESTÁ AI! E EU TENHO CERTEZA QUE HOJE, PARA O GOVERNADOR, É PRIORIDADE. POR ISSO QUE EU ACHO QUE VOCÊS, ATÉ O FINAL DO ANO, ESTARÃO TODOS CONTRATADOS. ISSO FOI O QUE EU ESCUTEI DO GOVERNADOR. ELE FALOU QUE NO MEIO DO ANO CHAMA MAIS 25% E ATÉ O FINAL DO ANO ELE CHAMA O RESTANTE."

- Sobre os próximos concursos
"A policia civil está defasada em todas as carreiras. A ideia é fazer um concurso para todas as carreiras no ano que vem."

- Sobre os carcereiros
"A carreira de carcereiro foi extinta. Eles continuarão sendo carcereiros. Ela vai se esvaziar conforme forem aposentado. Estão sendo usados onde precisa: estão fazendo expediente, no administrativo...só que não vamos renovar. Não haverá contratação.

- Sobre a PLP 257
"A PLP não afetará em nada os aprovados no concurso. Só afeta novos concursos."

- Sobre os remanescentes 
"Esses não são garantidos. Mas no ano passado conseguimos que o governador contratasse Agentes e Escrivães do concurso de 2011 e 2013. Nós queremos contratar todos os remanescentes. O pessoal que está dentro das vagas estão garantidos. Já os remanescentes é livre arbítrio do governador. A minha função é pedir. O argumento que eu uso é para que utilizem os remanescentes na intenção de diminuir os gastos com novos concursos."

- Sobre a duração do curso na ACADEPOL
"O curso da acadepol será 3 meses mais 2 semanas de estágio. Terminando em meados de agosto."

- Sobre os alojamentos da ACADEPOL
"Sobre os alojamentos, eu pedi para tentar priorizar para as carreiras que ganham menos e para quem mora mais longe."

- Sobre os concursos abertos para professores da ACADEPOL
"Os concurso para professores não são só pensando nos cursos de formação. Existe um numero muito grande de cursos complementares para os policiais da ativa. Precisamos sempre repor o numero de professores que aposentam."

- Sobre o limite prudencial
"O governo pode gastar até 45% do que ele arrecada para o funcionalismo publico. O que a gente espera é que se sobe a arrecadação o percentual aumenta. O aumento da arrecadação possibilitou nomear alguns candidatos."

Gostaria de agradecer a todos os candidatos da comissão que propuseram-se à buscar informações para os outros colegas. É muito bom ver que todos estão lutando pelo mesmo sonho. Vale lembrar que não estamos pedindo favor. Queremos o que é nosso por direito!
Queremos agradecer também o Sindicato dos Investigadores de Policia do Estado de São Paulo que, na figura do Presidente João Rebouças da Silva Neto, não mediu esforços para marcar a audiência e nos acompanhar até o final.
Agradecemos também o Delegado Geral Drº Youssef Abou Chahin que abriu um espaço na sua agenda para nos receber em seu gabinete.

Força, Foco e FÉ!

30 comentários:

  1. O DGP diz: " a promessa é: no meio do ano - acabando essa turma, o governador chama mais 25% e no final do ano ele chama o restante...os outros 50%"
    já o SSP diz: "Das vagas do Edital ainda não preenchidas, 50% em julho e 50% até dezembro." só essa diferença dá pra mais de 160 pessoas é 25 ou 50 ? pra mim faz toda diferença entre empregado e desempregado nos proximos 6 meses.

    ResponderExcluir
  2. PROMESSAS E PROMESSAS. Se a arrecadação no início do ano é pouca, imagina a pindaíba no FIM????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito...essa espera é f...cada dia o país desce a ladeira...

      Excluir
  3. O DGP está de parabéns, pois, em relação aos verdadeiros remanescentes, aqueles aprovados fora das vagas, realmente cabe a ele pedir e não decidir. E ele disse isso reiteradamente nas entrevistas da folha dirigida. Pelo menos demonstra boa vontade nesse sentido. Vamos ver o que o Alckmin nos reserva... Seria de bom alvitre que ele aproveitasse os remanescentes das diversas carreiras do concurso de 2013. Valeu DGP...

    ResponderExcluir
  4. O DGP está de parabéns, pois, em relação aos verdadeiros remanescentes, aqueles aprovados fora das vagas, realmente cabe a ele pedir e não decidir. E ele disse isso reiteradamente nas entrevistas da folha dirigida. Pelo menos demonstra boa vontade nesse sentido. Vamos ver o que o Alckmin nos reserva... Seria de bom alvitre que ele aproveitasse os remanescentes das diversas carreiras do concurso de 2013. Valeu DGP...

    ResponderExcluir
  5. Eu confesso: fiquei parado observando esse belo par de pernas dessa moça. Qual é o nome dela, hein? Espero fazer ACADEPOL com ela! Linda demais! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. concurso palhaçada ne, convenhamos, secretario fala uma coisa, DGP fala outra coisa; toma no cu, ninguem sabe merda nenhuma... Os caras não sabem planejar concurso, não sabem organizar entrega de docs para contratação, não sabem fornecer o curso de formação... e ficam jogando culpa um no outro e ninguem sabe de nada, ou se sabem não falam a verdade. Pra mim todos estão de má fé, so com a pressão que esse concurso vai para frente, pq se pararem de falar sobre deficit na segurança é possivel que a proximma contratação seja daqui a 2 anos de mais 25% com uma prorrogação do concurso por mais 2 anos.

    ResponderExcluir
  7. Nao têm que chamar remanescentes.
    A ideia de um concurso é obter os melhores candidatos, no momento que chamam todos os que nao "zeraram" a prova perde-se o objetivo.
    O correto são concursos anuais sempre chamando apenas as vagas disponíveis no edital. Bem melhor 200 ou 300 vagas anuais a 700 ou 1000 a cada 3 anos.
    Que venham novos concursos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, nao fala besteira. certamente voce é um que nao conseguiu passar em alguma etapa.

      estar dentro do numero de vagas é apenas um detalhe...

      a principal questao é o compromisso do estado com a sociedade... é a eficiência da gestão... esqueça seu perfil de concurseiro e pense como cidadão...

      existem 2500 cargos vagos de uma carreira... pessoas que deveriam estar trabalhando.. investigando crimes... contribuindo pra paz em sao paulo...

      fez-se um concurso publico... 1800 pessoas conseguiram passar em todas as etapas extremamente dificeis... se mostraram capazes de entrarem no curso de formação para serem policiais: prova premabular de 100 questoes, discursiva de 5 questoes complicadas, psicologico, física, social, titulos....

      ai o estado precisa URGENTEMENTE de 2500 pessoas pra trabalharem em prol da segurança.. 1800 pessoas estao aptas.. e voce quer dispensar mais de 400 pessoas por que elas nao estao dentro do numero de vagas do edital?

      cara, você é um JENIO!!!!

      Excluir
    2. Pode ter 10 mil cargos vagos nem por isso devem ser preenchidos por qualquer analfabeto.
      Estar dentro das vagas faz toda a diferença, significa que você é melhor e mais preparados do que outros lhe dando o mérito da conquista.
      Esse pequeno "detalhe" como você diz separa os preparados dos incompetentes. Essa é a função de um concurso público se fosse da forma que você e tantos outros desejam bastaria se inscrever e esperar ser chamado dentro de 3 ou 5 anos.

      Têm que entrar apenas os melhores, acabar com essa safra de policiais sem capacidade que temos na PC.

      Vai estudando não para o próximo concurso senão ficará novamente como remanescente, chorando nos blogs por aí.

      Novos concursos em 2017!

      Só os melhores passarão, por uma polícia mais capacitada.

      Excluir
    3. cara, voce nao faz a menor noção do que está escrevendo.

      todos os aprovados - dentro do numero de vagas ou nao - passaram em todas as etapas.

      nao tem nenhum analfabeto. todos conseguiram a media da preambular, a media da escrita, e foram aprovados por psicologos, na prova física e pela investigação social feita pela propria policia civil. enfim, todos estao aptos a irem pra acadepol e se tornarem policiais.

      o delegado geral sabe muito bem disso.

      e passar em primeiro lugar no concurso nao determina que a pessoa será o melhor policial do mundo. muitos que passam dentro do numero de vagas logo pedem exoneração porque nao aguentam a responsabilidade, o fardo, que é ser policial num estado tao perigoso e controlado pelo pcc como é sao paulo.

      a pessoa só começa a provar que será um bom policial na acadepol.

      no ultimo concurso de investigador, dentre os tres primeiros colocados na acadepol, dois estavam nas ultimas colocações do concurso!!!

      minha ultima mensagem, nao vou discutir inutilmente nada com voce. a mensagem está dada.

      Excluir
    4. Não entendo onde está a vantagem em gabaritar uma prova preambular, saber português, matemática, informática.... Ser policial não é isso. O cara pode falar "pobrema" e não saber fazer uma conta de regra de três, mas pode ser um ótimo policial.
      Esse cara aí deve ser um derrotado que não passou no concurso anterior, agora está implorando pelo concurso novo pra tentar passar....

      Excluir
    5. Idiota, vc está aprovado dentro do número de vagas???
      Vc passou no concurso???
      Cala essa boca!!!

      Excluir
    6. Meu caro, o policial tem de sim saber isso, mas o que mede a competência não é somente a nota na prova. Muitos passaram nas vagas, mas e dai? Tem quem nunca tenha trabalhado na vida, tem "marmanjo" ainda dependendo do dinheiro de alguém, tem quem passou anos estudando e finalmente conseguiu uma aprovação (mesmo não querendo ser Polícia nem gostando do salário). Não falando mal, meus parabéns a todos, mas quem disse que todos são (muito) melhores que algum remanescente?
      Quem passou nas vagas por ESFORÇO e MÉRITO próprios sem sorte ou empurrãozinho jamais menosprezaria o sacrifício, a luta e sim a COMPETÊNCIA dos outros, que também foram aprovados em todas as fases. Se a Acadepol quisesse menos remanescentes, teria mudado os critérios de correção ou nota de corte, por exemplo. Se a própria Polícia nunca menosprezou remanescentes, quem é você?
      E segura essa: controle sua babaquice, antes que você, um dia, perca o cargo ainda no estágio probatório e dê lugar a um remanescente que vai fazer o serviço melhor que você. E ter de sair é mais feio do que "não entrar".

      Excluir
    7. Pessoal, isso é alguém criando confusão. Deixem para lá.

      Vamos focar em prol da nomeação de todos.

      Juntos somos mais fortes!

      Excluir
  8. Meu querido os remanescentes também se mostraram aptos em todas as etapas. Remanescentes são chamados em diversos concursos... Não adianta depreciar os demais... O próximo remanescente vai ser você...

    ResponderExcluir
  9. Como diria o saldoso Silvio Santos: "Eu só acreditooooooooooo... vendoooooooo!"

    ResponderExcluir
  10. O DGP Doutor Youssef Abou Chahin diz que precisa de Oficiais Administrativos
    E os remanescentes do concurso de Oficial Administrativo da Policia Técnico Cientifica estão aguardando a nomeação .
    Alguém poderia avisar a SSP ,pois os remanescentes tbm foram aprovados e são aptos para o concurso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, a policia científica, apesar de ter a figura do Delegado Geral como autoridade máxima, possui o seu Superintendente. A científica precisa muito desses oficiais administrativos também, porém ele falou da PM pelo fato de terem sido estipuladas 5 mil vagas para eles. No meu entendimento, o superintendente que precisa "brigar" para serem chamados esses oficias administrativos.

      Excluir
  11. Vamos continuar lutando pela nomeação pessoal. Isso é a única coisa certa que está ao nosso alcance....o resto é colocar na mão de DEUS e torcer que dê certo.

    ResponderExcluir
  12. Absurdo é falar que a demora dos cuncursos é culpa dos candidatos. Na carreira que prestei, nenhum ms suspendeu o concurso e, mesmo assim, foram DEZ MESES entre a prova dissertativa e a oral. Culpa de quem? Dos candidatos é que não foi!

    ResponderExcluir
  13. Ao amigo q falou da diferença entre o que o dgp falou e o ssp,o dgp disse q n meio d ano chama 25% e até o fim d ano os outros 50%,ele falou isso na reunião com os aprovados no cargo de investigador,ou seja,só para esse cargo,o ssp disse,em julho,do total de pessoas dentro das vagas ele chamará 50%,e até o fim d ano os outros 50%, eles falaram a mesma coisa,parcelando o concurso de IP,faltam 75%,esquecendo quem entrou,pegando um total,o ssp divide em 2 turmas de 50%,dá no mesmo,eles não fizeram discursos diferentes,estão prometendo as mesmas coisas desde a nomeação, o amigo que não entendeu,se eu tiver errado pode me corrigir.

    ResponderExcluir
  14. Lembrando que o q vale é quem toma posse,se a pessoa é nomeada e não toma posse não conta,portanto para IP p encher 1384 vagas provavelmente devem chamar uns 100 a mais,na primeira leva já foram 26 a mais,qd eles falam que não chamarão remanescentes, obviamente são os q não entrarão nos 1384,hoje até o 1410 está dentro das vagas.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia, por favor, como faço para entrar em contato com o administrador do blog??

    ResponderExcluir
  16. Bom dia!

    Alguém sabe quantos candidatos não tomaram posse ontem (07/04/16 ) para escrivão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vi em um outro forum que faltaram 19 escrivães e 6 investigadores.

      Excluir
  17. Recebi a seguinte informação: Quem já é policial civil e tá ingressando em outra carreira, o curso será de apenas 05 semanas.

    ResponderExcluir