sexta-feira, 1 de abril de 2016

Noticia boa para poucos e péssima para muitos.

Hoje o Secretário de Segurança Publica Alexandre de Moraes fez as seguintes afirmações no seu Facebook pessoal:


Não, colegas! Vocês não leram errado. Ele está chamando os candidatos DENTRO DO NUMERO DE VAGAS DE REMANESCESTE!


Essa segunda nota eu, realmente, não entendi! Fica a duvida de eles não chamarem os VERDADEIROS remanescentes do concurso. O que seria um pesadelo - tanto para os colegas aprovados, quanto para a Policia Civil que clama por efetivo!

Amigos, estaremos firmes! Não vamos nos esquecer disso! Ainda somos em grande numero para lutar pelo que é nosso de direito!

"O sonho que virou pesadelo."

Hoje é só FORÇA e FÉ!

36 comentários:

  1. Sinceramente, essa última nota dá pra perceber que foi escrita com pressa, sem nenhuma reflexão ou conversa com os assessores.

    O governo é obrigado a chamar os remanescentes? Não.

    Mas se o próprio governo pretende abrir concurso durante a validade do atual, isso implica o chamamento dos remanescentes, sim! Afinal, há vagas de acordo com a lei que estabelece o número de pessoas em cada carreira, muitas vagas... Então, todos que se mostraram capazes de serem aprovados em todas as etapas devem ser chamados! Concurso extremamente longo, com fases difíceis e eliminatórias.

    Espera-se que haja uma retificação após essa mensagem. Pois ela não faz sentido algum.

    É prematuro comentar algo sobre os remanescentes. Mas dizer que só serão chamados os dentro do número de vagas estipulado pelo edital e que terão novos concursos em 2017 tem coerência alguma.

    A Polícia Civil sempre aproveitou todos os aprovados, demora, mas sempre chamou todos.

    Enfim, desse governo de SP e dos políticos do nosso pobre país podemos esperar tudo, menos atitudes coerentes e que melhorem a vida de todos.

    Se o governador de SP não respeita a constituição federal em dois quesitos muito simples: reajuste anual dos salários e aposentadoria dos policiais com integralidade e paridade (para conseguir, só através da justiça), imagina se eles estão se preocupando com pessoas que nem entraram na polícia ainda.

    Esse pessoal só pensa em poder e dinheiro, nunca na sociedade.

    Infelizmente, a única maneira de ser policial é sendo servidor público, infelizmente...

    Se houvesse Polícia Privada - que teria uma qualidade muito superior, eu jamais tentaria entrar nessa Polícia Civil... Depender de político é a pior coisa que existe...

    ResponderExcluir
  2. Correção de uma frase:

    É prematuro comentar algo sobre os remanescentes. Mas dizer que só serão chamados os dentro do número de vagas estipulado pelo edital e que terão novos concursos em 2017 NÃO tem coerência alguma.

    ...

    Afinal, como eu disse, concursos dentro do prazo de validade... Carreiras com muitas vagas e muitas pessoas aprovadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro colega, não vejo incoerência alguma no recado do nosso SSP com base na competência dele. Inicia-se o concurso em 2.017 e termina em 2.021 e mais 4 anos para chamarem todos. Foram-se uns 8 a 9 anos. Nesse meio tempo ele utiliza o powerpoint e o excel e num passe de mágica reduz os índices de criminalidade. Quem vai querer passar acampado por alguns dias na delegacia para fazer um mero BO de furto ou roubo por falta de servidores não é mesmo? CLAP CLAP CLAP! Parafraseando Dilbert: Para maximizar a receita é só demitir todos os funcionários.

      Excluir
    2. E aquelas mortes que geram dúvidas se foi homicídio ou acidente: tipo tiro no pé da orelha, marretada no dedão do pé, ele manda classificar tudo como morte suspeita. Não vai ter nem perito, nem médico legista e nem investigador para dizer o que aconteceu mesmo.

      Excluir
    3. Aí eu te pergunto: quem teve a "brilhante" ideia de colocar um advogado, professor universitário e político como GESTOR das polícias???

      cara, estamos jogados às traças... nosso país está muito mal em todos os sentidos... só temos gente incompetente nos lugares estratégicos onde deveriam estar pessoas realmente capacitadas e com vontade de fazer um bom trabalho!

      a única saída pra isso tudo é: fuja do Brasil se você tem condições... só tô reparando as pessoas que podem indo morar em outros países melhores...

      Excluir
  3. eu sempre fugi de serviço publico... concurso da policia foi o unico que prestei porque o coração fala mais forte... nunca pensei em estabilidade... só penso em ser um policial operacional e dar a minha pequena contribuiçao para um mundo melhor...

    me lembro das alegrias que tive quando vi meu nome como aprovado no psicotecnico e chorei de emoção quando consegui completar a corrida e com isso aprovado...

    mas depois de tanto tempo e noticias negativas... eu estou extremamente triste, depressivo...toda essa situação que passamos é humilhante.. broxante, literalmente.. nem fazer sexo com minha mulher eu to conseguindo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara achei q só eu tava nessas! minha esposa já falou que vou pirar.............. é muito dificil! Cada fase, cada vitoria....quando contei pro meu pai que tinha sido aprovado ele falou: "Graças a Deus vc vai realizar seu sonho! Vou te ver na policia!" Acontece que ele esta com câncer e já passaram quase tres anos e acho que ele nao vai aguentar me ver pelo menos tomar posse!

      Excluir
    2. que foda!...fico muito eu tb depressivo com toda essa situação e logico que reflete na relação com a esposa, desempregado ainda, difícil o dia que acordo e tenho vontade de levantar da cama e depois que levando não vejo a hora de deitar novamente. Nunca na vida desde quando comecei a estudar imaginei que teria um futuro tão ruim...me sinto um loser!

      Excluir
    3. que foda!...fico muito chateadoe depressivo com toda essa situação e logico que reflete na relação com a esposa, desempregado ainda, difícil o dia que acordo e tenho vontade de levantar da cama e depois que levando não vejo a hora de deitar novamente. Nunca na vida desde quando comecei a estudar imaginei que teria um futuro tão ruim...me sinto um loser!

      Excluir
  4. eu sou um remanescente *de verdade*, do concurso de investigador, fora das 1384 vagas. já tentei outras vezes e fui reprovado em outras fases. com muuuuito sacrificio e esforço consegui aprovação agora e se eu nao conseguir virar policial nesse concurso, eu me mato!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Já está no diário oficial de hoje a nomeação da segunda chamada.

    Notícia ruim? Acho que não, pelo menos a fila tá andando.

    ResponderExcluir
  6. Caso seja aberto novo concurso em 2017 não podemos ser preteridos. Aliás as novas vagas devem considerar o número de aprovados no concurso antecedente. É apenas um direito nosso e que precisa ser reivindicado. Não estamos esperando favor do secretário de segurança pública mas tão somente que a lei seja observada e cumprida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não viaja. A galera gosta de se enganar.

      O plano do SSP é realizar novos concursos em 2017 mas só nomear em 2018 ou 2019.

      A validade dos atuais concursos é até início de 2018.
      O governo só tem obrigação de chamar os excedentes SE QUISER NOMEAR ANTES DE 2018. O que não parece ser o caso.

      Pode acontecer? Pode.
      Mas não acho. Eles vão querer arrecadar mais com novas inscrições.

      Excluir
    2. E o concurso pode ser renovado pelo igual prazo de validade, não é ato vinculado!

      Excluir
  7. Fiquei perplexa com essa notíci. Tanta luta, esforço, nervoso, estudo, tempo e dinheiro ... em vão? É isso mesmo? Absurdo... maldita hora que me interessei por esse concurso.

    ResponderExcluir
  8. Ora. Ora. Ora meu caro colega, então me diz o que o Governo está fazendo com o princípio da eficiência que norteia a administração pública?. As vagas embora não estejam no edital existem e há necessidade de que elas sejam preenchidas. Basta olhar a entrevista do secretário que foi publicada na folha dirigida em que ele faz essas afirmações e a posição do Glaucus que dirige o DAP. O Governo não pode ludibriar o povo que já está sendo prejudicado com a defasagem que está culminando num serviço de segurança pública precário. Isso é fato. Aliás se não fosse não haveria motivo para estar trâmite uma ação civil pública abordando a questão. É preciso ter em mente a supremacia do interesse público. Como advogada garanto que não estou viajando. Não podemos aceitar esse tipo de postura calados. Por isso dia 19/04 haverá uma nova manifestação. Sermos ludibriados por mera politicagem é inaceitável a lei precisa ser respeitada e aplicada com lisura.

    ResponderExcluir
  9. E digo mais tendo em vista o princípio da eficiência realizar um novo concurso implica tão somente um maior dispêndio pro Estado. Não há o menor sentindo nisso. Repito o que deve prevalecer é sempre o interesse público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jamais!
      Um concurso público é fonte de renda. Faz as contas das inscrições e veja o resultado.

      Tanto que a maioria dos concursos são em ano anterior ao de eleição para governador.

      Excluir
  10. Pessoal aberto novos concursos em 2017 e lógico que ninguem vai ficar esperando vencer validade do nosso concurso, e começar a movimentar-se para impetrar mandado de segurança.Com certeza o governo não vai se preocupar em chamar aqueles que ainda restarem, cada um terá que correr atras do seu direito.

    ResponderExcluir
  11. Se ele chama os aprovados dentro do numero de vagas de remanescentes, que nomenclatura usaremos para os remanescentes?? Os esquecidos de 2013!!!! É muita falta de respeito, depois de tantas fases, lutas, treinos, estudos, investigação, sermos considerados esquecidos.

    ResponderExcluir
  12. Eu sei que é tensa a situação, mas vamos aguardar; Somos 404 remanas, certo !! ate final do ano, metade desse numero estará nas vagas, acredito q existiram pessoas que não tomaram posse ou estão nas vagas de Delta, perito e ate mesmo escrivão, ou desistência. É capaz de no final do ano sobrarem poucos remanescentes (verdadeiros).

    Bola pra frente e bora estudar pq ser civil não esta fácil não ! rs

    ResponderExcluir
  13. Pessoal não vamos desanimar.
    Dia 19.04 tem outra manifestação na ALESP, vamos marcar presença.
    Nada está decidido ainda.
    Vcs querem jogar a toalha?

    ResponderExcluir
  14. Pra mim,o sonho acabou. :(

    ResponderExcluir
  15. Quando falei que quem tava nos remanescentes devia esquecer, responderam "não é bem assim". Ta aí. O cara falou expressamente que não vai chamar e tem nego tentando ler entrelinhas, evocando princípio da eficiência, mimimimi.

    ACORDA RAPAZIADA. Acabou, vocês ainda não serão policiais civis - ao menos nas carreiras para as quais prestaram a prova.

    O pior mentiroso é o que mente pra si mesmo. Já estava claro como água, pelo andar das coisas, que remanescente era zero chance de chamarem. Mas o povo se agarra em uma ilusão, querem tanto aquilo que lendo os comentários um desavisado acharia que remanescente tem direito líquido e certo à nomeação. Ponham uma coisa na cabeça de vocês, chamar remanescente é uma opção única e exclusiva da Administração, tem que agradecer muito a sorte de ser chamado nessa condição. Não é porque até hoje sempre chamou que isso se tornou uma regra que deve ser seguida por eles.

    Quem tem direito sim de chiar são os classificados nas vagas, que tem que esperar essa palhaçada de chamar à prestação. Os demais, ponham algo na cabeça: a culpa é única e exclusivamente de vocês. Estudassem mais, se empenhassem mais, tirassem tempo de onde não existe, enfim: quem tá classificado talvez tenha que esperar um pouco, mas tá com o cargo no bolso. Não precisa ficar fazendo ginástica argumentativa pra tentar convencer a si mesmo que vai ser chamado porque "eu mereço", "precisa de gente", "princípio da eficiência". O governo está cagando litros pra você, pros seus problemas e pra justiça do mundo. Pro SSP vocês são só um monte de nomes que ficam de choradeira no perfil do FB dele, choradeira essa que garanto que ele não lê.

    Voltem pros estudos. Se ficou nos remanescentes tem condição de passar dentro das vagas nos próximos.

    Assinado: Um remanescente.

    PS.: O escrito acima não vale pros remanescentes que estão próximos à última vaga prevista, já que naturalmente uma parcela não toma posse e estes são chamados para supri-los, como inclusive já foi feito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coisa não é tão simples assim. Realmente, pode-se esperar tudo do governo, mas devemos nos pautar no que determina a legislação atinente a concursos publicos e as decisões judiciais, ok?

      Serei o mais conciso e simples possível:

      Realmente, o governo, a princípio, só é obrigado a chamar todos dentro do número de vagas e pronto, acabou o concurso.

      Todavia, se ele abrir um novo edital para determinada carreira e havendo remanescentes do concurso anterior, as vagas desses remanescentes ficam garantidas. Não é questão de ler nas entrelinhas ou interpretar de um jeito para massagear o ego dos remanescentes, é o que está na lei!

      O secretário não disse explicitamente: "NÃO CHAMAREMOS REMANESCENTES EM HIPÓTESE ALGUMA". Ele simplesmente deu o recado da obrigação dele: chamaremos todos os dentro da vagas. E completou dizendo que haverá novos concursos.

      E ele está corretíssimo. Afinal, o que importa agora, que ele tem obrigação de chamar, o que deveria ter feito há anos, são os que estão dentro do número de vagas. Os remanescentes que esperem... Remanescente é outra história... Sempre chamaram, mas foi sempre na surpresa, na ultima oportunidade... Sempre foi assim.

      Reitero, os remanescentes só devem esquecer o concurso caso não haja novos editais dentro do prazo de validade do concurso. Havendo novos editais, os remanescentes terão as vagas garantidas.

      Se não abrirem novos editais, se não houver vontade política e se não houver prorrogação do concurso, aí é só sentar e chorar... Mas se ele diz que terão novos editais em 2017, então, há uma esperança, sim.

      Não tirei isso da minha cabeça, é a lei, podem pesquisar...

      Excluir
    2. O SSP deixa claro: "Somente serão preenchidas as vagas constantes no edital. Assim, pretendemos abrir novos concursos em 2017"
      depois responde um comentario sobre a pergunta dos remanescentes na sequencia reafirmando:
      "Fabio, conforme explicado, pretendemos completar as vagas previstas no Edital. Abraço"
      mas não fala que não serão chamado, fechando totalmente a porta, somente fala do que será feito. No meu entendimento até onde ele esta prevendo uma certeza é chamar os próximos 50% em julho o resto ao meu ver nem tem muito pensado ainda. E se ele ainda na resposta não confirma que não serão chamados ou não diz isso é porque ele não tem a menos creteza que como as coias irão se arranjar até lá..Mas a esperança existe

      Excluir
    3. Passar nas vagas não significa ser melhor e ser remanescente não é "culpa" de ninguém. Muitos aprovados nem tiveram tanto esforço e muitos outros passaram anos tentando dar um rumo na vida. E pasme, que muitos estão nessa pelo dinheiro e assumem a primeira coisa que dá certo. Parabéns para quem entrou, mas não desrespeite os outros. Até porque pode ser uma vaga no inferno. Não é porque entrou que vai ser a melhor coisa da sua vida.

      Excluir
  16. Do Facebook do SSP:

    "Fabio Marangoni: Sr. Secretário, os remanescentes tem alguma expectativa para o ano de 2017?
    Alexandre de Moraes: Fabio, conforme explicado, pretendemos completar as vagas previstas no Edital. Abraço"

    Continuem interpretando da forma que mais convém ao invés de aceitar a realidade. Ajuda a dormir à noite né...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce que deve estar com algum problema na leitura... onde tá escrito "remanescentes nunca serão chamados"?

      nunca, em concurso nenhum, ninguem (governador, secretario de segurança ou delegado geral) ficou falando que chamaria remanescente... mas sempre chamaram... no finalzinho do prazo... como uma surpresa... é até comum ter pessoas que foram nomeadas como remanescentes e nao apareceram pra tomar posse porque esqueceram do concurso depois de tanto tempo.......

      a gente realmente vê num plano geral que pro governo a polícia civil é um mal necessário... ja que tá na constituição o estado é obrigado a ter uma polícia civil.. senao pra eles era muito mais jogo só ter pm.. porque pm que aparece mais... resoluçao de crimes? é só maquiar as estatisticas... (e olha que viatura descaracterizada na civil é um luxo... o que deveria ser normal. nos EUA detetive nenhum anda de carro dizendo pra todo mundo que é polícia... aqui os policiais civis sao obrigados a trabalharem fazendo propaganda do governo...)

      porém... apesar disso.. existe um processo racional na burocracia... concursos demorados.. há aprovados... há muitos cargos vagos e vagas solicitadas pela polícia civil... logo.. racionalmente, remanescentes são chamados...

      você acha que o governador vai perder a oportunidade de dar uma canetada pra meia duzia de pessoas e aparecer bem na foto dizendo que está dando prioridade pra segurança?

      e alem disso.. como falaram... havendo novos concursos dentro do prazo de validade.. os remanescentes tem direito a tomarem posse...

      Excluir
    2. Você é/quer ser polícia sendo ingênuo desse jeito? "Racionalmente". O cara tá se fiando no bom senso da administração. O SSP já repetiu mil vezes que não quer gastar dinheiro com polícia civil e neguinho fica repetindo "tá faltando gente"... " sempre chamaram remanescente...".

      Sempre chamaram os classificados em parcela também? Não né? Mas aí não conta porque não ajuda seu argumento.

      Se o cara chegar e falar "eu não vou chamar os remanescentes", com essas palavras, ainda vai aparecer um dizendo que ele não sabe o que tá falando... Tá confuso... Era 1° de Abril....

      A linha entre ser otimista e ser iludido é tênue.

      Excluir
    3. lembrando: o caso mais recente.. concurso de agente policial de 2012... nao teve concurso de 2013 como das outras carreiras... ficaram quase 300 remanescentes... o dgp chegou a afirmar com todas as letras em entrevistas que o concurso de ap2012 estava encerrado e ninguem mais seria chamado... porque teve mudança de escolaridade e tal... do nada...depois de um bom tempo... o governador alem de nomear os escrivães remanescentes do concurso de 2012 que tiveram suas vagas garantidas no edital de 2013, nomeou todos os agentes remanescentes...

      pode acontecer de remanescentes nao serem chamados? sim... mas dizer HOJE que nao serão chamados é ingenuidade.. tem mais dois anos pela frente... logo mudam esse ssp... e sabemos... ssp é tao somente uma imagem pra falar bonito na tv... em entrevistas.. quem decide mesmo as coisas de sp sao o governador com a caneta sendo assessorado por pessoas que estao anos no governo e aproveitar remanescentes é uma prática corriqueira... e reitero: racional..

      Excluir
  17. Nas manifestação no dia 19/04 os verdadeiros remanescentes, ou seja, aqueles que também foram aprovados mas não dentro dos números de vagas iniciais do edital. Assim como não são apenas 129 delegados aprovados mas 280 também não são apenas 788 mas 1866 conforme a reclassificação e assim ocorreu nas outras carreiras... A segurança pública necessita de mais efetivo urgente. Chamar só os que estão dentro das vagas iniciais ameniza o déficit mas não resolve. Tapar o sol com a peneira não garante supremacia do interesse público...

    ResponderExcluir
  18. Na manifestação no dia 19/04 os verdadeiros remanescentes precisam ser lembrados, ou seja, aqueles aprovados fora das vagas iniciais. Não apenas 129 delegados mas 280, não são apenas 788 escrivães mas 1866 e assim ocorreu nas demais carreiras. A segurança pública necessita de mais efetivo e chamar só as vagas iniciais é tapar o sol com a peneira e não garante a supremacia do interesse público. Somos seres humanos e não apenas números, depois de mais de dois anos seremos simplesmente descartados?. Senhor delegado geral de polícia interceda por nós junto ao governo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, você ainda tem dúvida se irão chamar todos os escrivães? Esses 788 não duram nem um ano. A bomba relógio social está prestes a explodir e vai faltar gente pra tanto serviço. Principalmente pros escrivães. Ou você acha que o cara desempregado, passando fome, a mais de um ano, vai se matar em vez de descer o cacete na sociedade? Tic tac tic tac

      Excluir
  19. Pelas minhas contas 61 remanescentes (investigador)podem se considerar dentro das vagas,explico:
    26 não tomaram posse
    21 não foram ao dap e nem nomeados foram
    14 PNE foram excluídos
    Total 61
    Se eu tiver errado me corrijam

    ResponderExcluir