quarta-feira, 20 de julho de 2016

Déficit da Policia Civil é o maior da história, diz sindicato.

Foi publicada hoje, no Jornal EPTV da região de Campinas, uma matéria referente à falta de efetivo da Policia Civil. Para quem puder ver a matéria na integra segue o link: http://glo.bo/2aci0CO. Aos que não puderem segue a matéria transcrita: 


Repórter 1: De volta com um dado preocupante: o deficit de funcionários da Policia Civil do Estado é o maior da historia, segundo a Associação de Funcionários da Policia - mais de 14 mil pessoas.

Repórter 2: Muita gente se aposentando e os concursos também não estão sendo suficientes. E infelizmente quem sofre são as vitimas dos crimes.

Reportagem: Ela foi refém com a família dentro de casa e conta que há cerca de um ano e meio cinco homens armados roubaram tudo e ainda causaram um trauma enorme:


Vitima: "Um dos assaltantes colocou a arma na cabeça do meu filho na hora que ele desceu do carro."

Reportagem: Diz que na delegacia a própria policia já não dava esperança de recuperação do que foi roubado: 

Vitima: "Uma desesperança total na policia, né? Ele já deixa claro que isso são bens e vai ser quase impossível, né?"

Reportagem: E ela não recebeu mais nenhum retorno sobre as investigações:

Vitima: "Nenhuma resposta. Nem de quem é, de quem são, ou se houve investigação."


Reportagem: Casos assim, não solucionados pela policia, se tornam mais comuns quando FALTAM POLICIAIS PARA TRABALHAR NAS INVESTIGAÇÕES. É um problema grave que só tem piorado. Segundo a Associação dos Policiais Civis daqui da cidade de São Paulo, o déficit de policiais civis é o maior da história!
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Campinas e região mostra a cópia da página do diário oficial, onde foi publicado o déficit. Faltam mais de 14 mil profissionais do estado, muitos desses cargos não preenchidos são de policiais que se aposentaram e não foram repostos. Aliás, um problema que, segundo o presidente do sindicato, só tende a piorar já que hoje a cerca de 3 mil pedidos de aposentadoria em andamento:

Presidente Sinpol: "O déficit é muito grande. Chega à metade do efetivo que deveríamos ter. E mais preocupante ainda é que metade do efetivo está em condições de se aposentar!"


Reportagem: A solução é uma só: abrir concurso publico - que não acontece desde 2013: 

Presidente Sinpol: "...e o concurso de 2013, que já estão aprovados - que são 2 mil e 600 policiais, ele chamou menos da metade - por volta de 1200 policiais. É urgente que o governo faça concursos para repor o deficit existente. Que é enorme! É o maior da história de Policia Civil!"

Reportagem: O especialista em segurança concorda, mas diz que é preciso mais. Na opinião dele tem que ter também reconhecimento salarial:

Especialista: 
"...melhor remunerando esses policiais e, ai sim, ele vai ter uma produtividade maior, um tratamento melhor desses policiais com relação a população e todos vão ganhar."


Reporter 2: A resposta da SSP é que o estado é o que mais investe em policiamento no país, de acordo com o anuário de segurança publica de 2015. Na verdade não importa se é o que mais investe ou não - o fato é que precisa investir mais, né?

Reporter 1: Até porque é um dos estados mais importantes, mais populosos... tem que investir mesmo. Em 2014 foram quase 9 bilhões de reais e de 2011 pra cá foram contratados 2960 policiais civis. Este ano são mais de 921 mil policiais*. (?????) São números que são significativos, mas tem que melhorar ainda mais.

*Não sei de onde tiraram os 921 mil policiais. 

Força, Foco e FÉ!

28 comentários:

  1. O mais revoltante desta história é que a SSP, mesmo sendo questionada, frente a esta reportagem, não deu sequer um parecer com relação ao concurso, nenhuma satisfação...nada!!!
    Parabéns pelo blog...sempre em busca de informações.

    ResponderExcluir
  2. ALGUM BIZU SOBRE AS NOVAS NOMEAÇOES?

    ResponderExcluir
  3. Também gostaria de saber, a acadepol já está praticamente vazia, e nada de informações.

    ResponderExcluir
  4. ninguém sabe de nada - orra, quem manda nessa bagaça? - quem fala que vai nomear e manda p GG assinar a nomeação?

    ResponderExcluir
  5. Vms lançar a camapanha #nomeigeraldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quer dizer, #nomeiageraldo

      Excluir
    2. anonimo não precisa corrigir o colega por causa disso né, vai ser chato la na esquina

      Excluir
    3. Gente, é sério, se todos usarmos as tags #NomeiaGeraldo #PCSP #SPTC, colocando-as no Facebook, Instagram, WhatsApp, Twitter, Orkut, MySpace, camisetas, banners, outdoors, e assim o fizerem nossos amigos, parentes, vizinhos, vai chamar a atenção da mídia de alguma forma!!!

      Excluir
  6. Ou seja, da pra chamar todos os aprovados dentro e fora das vagas e organizar novo concurso. Aproveita todo mundo e já faz bonito pra eleitor com novo concurso.

    ResponderExcluir
  7. ********** D.O.E 21/07/2016 **************

    Atos do Governador

    SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA
    Decretos de 20-7-2016
    Nomeando
    , nos termos dos arts. 3º e 7 º da LC 1151-2011,
    combinado com art. 44 da LC 207-79, ambas alteradas pela
    LC 1249-2014, o adiante relacionado, habilitado em concurso
    público, para exercer em caráter efetivo, em Regime Especial
    de Trabalho Policial, e sujeito ao estágio probatório, o cargo a
    seguir mencionado, da carreira policial civil, da EV fixada pelo
    art. 1º, I, alínea “b”, da citada LC 1249-2014, do SQC-III-QSSP:
    Fotógrafo Técnico Pericial de 3ª Classe, Padrão I
    Região - Capital e Grande São Paulo: Giancarlo Cecconi, RG
    26.266.679, em 1 cargo criado pela LC 1206-2013.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recentemente houve mesmo uma ou outra nomeação pra Polícia Científica, mas acredito que porque o concurso deles é regionalizado. Vamos esperar que as notícias de abrir concurso em 2017 se concretizem, com o SSP nomeando todos aprovados e remanescentes dos concursos atuais ainda esse semestre!

      Excluir
    2. Concordo em tudo!
      Que tudo isso que vc falou se concretize!

      Excluir
  8. Há cerca de duas semanas fiz uma postagem no blog em que eu dizia que as nomeações iriam ocorrer em agosto ou setembro. Pois bem. Quase ao final de julho, vejo que não há qualquer movimentação da SSP. Não se emitiu uma única nota sequer informando sobre possíveis nomeações. Diante disso, reconsidero minha opinião anterior. Acho (puro "achismo") que não ocorrerão novas nomeações este ano. Aqueles que estão na denominada "segunda leva" terão que aguardar até o ano que vem. Os da "terceira leva", por seu turno, deverão esperar até 2018. Sinceramente, não vejo como ser diferente. Está tudo muito parado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais da outra vez estava paradão também, a diferença era que o secretário ficava cheio de promessas no face, e esse tem esperança, acho que é cedo para chegar a conclusão que você chegou, se chegarmos no final de agosto e as coisas continuarem assim daí sim provavelmente você estará certo e nomeação só em março do ano que vem

      Excluir
    2. Sei que é só blá blá blá, mas o SSP esta dando entrevistas falando de abrir concurso em 2017. Ainda tenho esperança de nomeações fim desse mês/começo de agosto. E os 25% foi só na primeira leva. Pelo que falaram os 75% restantes serão divididos em 2 turmas de nomeações, e não em 3.

      Excluir
    3. Aproveitando: alguém participa de um grupo de whatsapp com o pessoal do concurso aqui? Queria participar!

      Excluir
  9. Blá.. Blá.. Blá..e nomeação até agora nada...infelizmente, este governo não sede pressão e faz tudo no seu tempo, paciência e esperar o prazo do concurso.

    ResponderExcluir
  10. Fiz a Postagem hoje cedo sobre a nomeação que foi publicada no D.o.e, e logo após foi postado um comentário dizendo que a nomeação ocorreu devido ao fato do concurso da Polícia Científica ser regionalizado??? Amigo, com todo o respeito, se informe melhor sobre as carreiras para só então depois começar a estudar para quem sabe ser aprovado. Também houve comentários dizendo sobre a mudança da nomenclatura do cargo de AGENTE.. um dizendo que: Deus me livre, prestar concurso pra ser motorista e, de repente, ter que lidar com mortos... Fico espantado com esses comentários absurdos, e com medo que um cara com esse tipo de mentalidade, tenha sido aprovado em um concurso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem muito terrorista de sonhos cara, não da pra dar bola pra esse povo, não sei se tem gente que é assim por medo ou porque são chatos mesmo, a verdade é que nosso futuro ainda é incerto, pode ter nomeação sim como também não pode, vamos ter que esperar e acreditar, eu torço muito pela nossa nomeação logo

      Excluir
    2. o auxiliar de necropsia presta assistência ao médico legista durante uma autópsia. Entre as funções está também receber e registrar cadáveres, preparar a sala de autópsia, limpar os instrumentos necessários e preparar o corpo para o sepultamento. Resumindo, o sujeito vai ter que lavar o cadáver, ou o que sobrou dele... Sem contar o cheiro de carniça todos os dias. Só para os realmente vocacionados mesmo! Foi isso que o colega quis dizer. Você entra como agente policial, briga com o chefe, e acaba como auxiliar de necropsia. Prefiro ser chamado de motorista...

      Excluir
  11. Na boa, o governo está sem opção. Muitos PCs estão solicitando a aposentadoria porque ninguém quer se aposentar aos 70 anos e ninguém quer pagar 14% de contribuição para a previdência, estabelecida na PLC 257/16, que está tramitando no congresso. Quase a metade dos ativos estão no direito de se aposentarem. Portanto, não há opção: ou nomeia, ou nomeia.

    ResponderExcluir
  12. *** Grupo WhatsApp ***

    Há alguém a favor da criação de um grupo pelo Whats para nos mantermos atualizados e conectados sobre as novidades a respeito dos concursos em andamento?

    ResponderExcluir
  13. Ahhhh quanta sofrência com esse concurso me leva dessa terra Jesus, não guento mais

    ResponderExcluir
  14. Calma, galera! Até o fim do ano a PC vai falir... Já está um caos, esperem até o fim do ano/começo de 2017 pra ver o número de funcionarios se aposentando... Chega uma hora que não dá mais pra enrolar. Eu estou desempregado e sei muito bem o que esse concurso fez na minha vida, mas já esperei tanto, que não abro mão dele... Não por enquanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas será q a intenção não é falir a PC msm?

      Excluir
  15. Em agosto parece que haverá nomeações! Só nos resta rezar!

    ResponderExcluir