terça-feira, 7 de novembro de 2017

Dicas para os novos nomeados!


OBSERVAÇÕES DE UM ALUNO

Vocês conhecerão a ACADEPOL por conta própria. Minhas observações serão práticas:

- Tem microondas e diversas geladeiras. É possível levar sua comida sem problemas. O ruim é a fila de espera quando a ACADEPOL ta cheia, pois todas as carreiras almoçam juntas, exceto delegados - alguns.

- O pessoal da limpeza não dá conta de todos os banheiros, ainda mais com tanta gente nomeada e fazendo curso de uma vez. Façam seu kit de higiene. Haverá momentos que nem papel higiênico terá.

- Os bebedouros não dão conta de tanta gente. Seja proativo na sua turma e providencie um galão pra deixar na sala. Faça com que todos os colegas homens se alternem e busquem um galão cheio quando acabar;

- Usem o uniforme e cheguem no horário. O pessoal cobrará muito isso de vocês.

- É possível ter a cafeteira na sala. O que não pode é deixar sujeira. Todos têm que fazer a sua parte e manter a sala limpa.

- Providencie um email e espaço na nuvem para guardar os materiais que os professores disponibilizam. Alguém vai ter que administrar o material e compartilhar com a sala;

- Façam confraternizações (bar, churrasco, etc). Vocês vão conviver muito tempo e provavelmente serão os seus contatos por toda a carreira. Evitem picuinhas e brigas bobas. Se você tem o ego inflado e acha que somente as suas idéias devem prevalecer você será excluído naturalmente.

- Ouçam mais e falem menos. Muitos colegas acham que suas histórias pessoais contribuem nas aulas. Depende! Na dúvida, fique quieto e não atrapalhe. Compartilhe suas historias no bar.

- Como ocorre na faculdade, há professores excelentes e outros que estão “perdidos”, por mais “qualificados” que sejam. Há aqueles que são parceiros e outros que se acham deuses. CUIDADO!!!

- Nas aulas de manuseio e tiro sigam os “mantras” de segurança SEMPRE.

- Façam atividades físicas. O risco de lesão nas aulas práticas é muito grande quando estamos sedentários.

- Quando tiver vontade de mandar alguém tomar naquele lugar, conte até 1000, mas não o faça. Esse momento vai chegar e vocês se lembrarão dessa dica.



DEMORA NO RECEBIMENTO DO SALÁRIO

Normalmente demora 3 meses, após a posse, para que ocorra o primeiro recebimento, sendo que o IR “morde” boa parte.

Bom, isso pode ser evitado!

Quando vocês chegarem na ACADEPOL, na primeira semana, procurem o chefe dos Escrivães (Sr. Wolney) e já demonstrem que estarão a disposição.

No DAP é emitido um documento comprovando a posse, que é enviado diretamente à ACADEPOL, na Secretaria de Curso de Formação, que juntará com as outras cópias dos documentos no prontuário e encaminhará à Secretaria da Fazenda. Aí sim vocês serão cadastrados no sistema para receberem.

Este documento de posse não é mesmo que você pega no dia da assinatura da sua posse. É outro! Você nem vai saber que ele existe a não ser que você participe da arrumação dos documentos, como falo abaixo.

O problema é que o documento de posse, que é assinado pelo diretor do DAP, demora pra chegar na ACADEPOL e quando chega também demora para separar os documentos para o envio.

A responsável pela separação era a Sra. Sindalva, da Secretaria de Curso de Formação.

Ela não tem condições de dar conta de separar a documentação de todos os alunos sozinha, ainda mais que essa nova nomeação teve muita gente. Ela cuida do envio de TODAS as carreiras, exceto delegado.

Então, sejam proativos. Vão lá e conversem com ela. Fiquem depois do horário pra ajudar a montar as pastas para envio.

Quanto mais vocês ajudarem ela mais rápido vocês receberão.

No meu caso, alguns da minha turma se juntaram e ficamos até mais tarde montando as pastas (de escrivão, investigador, perito, médico, etc) e resolvemos tudo numa noite de trabalho.

Vocês não precisam ficar 3 meses sem salário. Basta um pouquinho de boa vontade.


OPINIÃO PESSOAL

O meu período na ACADEPOL foi de aprendizado de vida. O conteúdo que tive foi um marco quanto ao meu entendimento de vida e no meu entendimento do que é a Polícia Civil, bem como do que é fazer parte dessa grande instituição. É um orgulho fazer parte dela.

Infelizmente a Policia Civil tem diversos problemas internos. Muitos deles já são fomentados na ACADEPOL. Isso é triste e vocês verão isso naturalmente.

Nem sempre vocês serão atendidos com cordialidade e nem sempre terão boa vontade em resolver seu problema.

Ouve-se por ai que na Policia Civil existem dois cargos: o de delegado e o resto. Na minha visão, infelizmente isso tem um fundo de verdade. Nem preciso elencar os meus motivos. Vocês verão por conta própria.

Ouvi bastante que os aprovados do nosso concurso são a esperança de mudança para o uma polícia melhor. Não tenho dúvidas disso.

Nós podemos contribuir muito para que tenhamos uma instituição de maior respeito. A Polícia Civil é extremamente importante para a sociedade e quando fazemos parte dela é que temos a noção disso.

No entanto, não podemos nos deixar contaminar pelo pessimismo da opinião pública e dos acomodados.

Temos que ser mais unidos e proativos. Tem muita gente que acha que resolvendo o seu o resto que se F***. Tanto é que muitos outros (nomeados anteriormente) passaram por isso também e não vi ninguém dedicando um tempinho pra ajudar os que estão chegando.

Como eu não tive essas orientações espero que isto ajude você que leu até aqui.

Essa é a minha contribuição para que vocês evitem os problemas mais comuns e comecem o processo de mudança que tanto nos confiam.

Boa sorte a todos e sejam bem vindos!!

Fernando Ramos
EP – Turma 14

24 comentários:

  1. COLEGA, muito obrigado mesmo. Tenho vários amigos que já passaram pela acadepol, mas é até chato ficar alugando perguntando, então essas dicas serão úteis a todos.

    ALGUÉM TEM A LISTA DE EXAMES A (REAPRESENTAR) NO DAP?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou.

      A lista saiu na publicação. Dá uma olhada

      Excluir
  2. Boa iniciativa, quem já passou por lá pode deixar dicas aqui, indicação de pensão, locais para comer etc.
    Parece que o alojamento está fechado para reforma.

    ResponderExcluir
  3. Alguém sabe informar se é muito enrolado/demorado a entrega de docs nos dias marcados da convocação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o tanto de gente nomeada separe o dia e prepare a paciência

      Na minha vez eu sai lá era mais de 15h

      Excluir
    2. Valeu,irmão.

      Outras dúvidas, conta um pouco como foi no dia, demorou muito em cada setor? Quanto tempo de antecedência é bom chegar? Vc levou os originais dos documentos pessoais, convocação só pede xerox, em sua maioria (nessas horas tenho receio de ser assaltado ou acontecer algo e perder tudo, perder documento original nessa altura do campeonato vc deve saber a luta que é para tirar segunda via)? Fale de outras questões que achar interessante também.

      Obrigado

      Excluir
    3. "nessas horas tenho receio de ser assaltado ou acontecer algo e perder tudo, perder documento original nessa altura do campeonato vc deve saber a luta que é para tirar segunda via"

      Se está preocupado com isso, leve o RG separado da CNH, e tire uma SEGUNDA VIA da CNH também. RG não dá para fazer isso pois ao tirar um novo o antigo é cancelado.
      Caso falte um ou outro documento, o DAP geralmente dá um prazo para você levar até lá o que estiver faltando/não estiver de acordo.

      Excluir
  4. Agradeço de coração a sua iniciativa e conselhos.

    ResponderExcluir
  5. Será que o curso será descentralizado para os Deinter's????

    Obrigada pelas dicas valiosas. Isso se chama companheirismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda é cedo para saber mas sugiro que entre em contato com o DEINTER de sua região e veja se há previsão de curso de formação/se já estão chamando professores.

      Excluir
    2. Vc terá essa resposta somente na primeira semana, em que o pessoal vai escolher onde quer fazer o curso. Claro que terá um número mínimo de 20 pessoas por Deinter. Ademais, não são todos que terão, mesmo tendo número mínimo. É muito variável.

      Excluir
  6. Você poderia me tirar uma dúvida? Como se dá as nomeações? Eles poderão nos enviar para qualquer cidade do estado? Porque no edital fala só em grande são paulo, capital e interior. Desde já obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elaine, depende totalmente do EDITAL do Concurso. Nos últimos anos fizeram concursos regionalizados (por DEINTER, por SECCIONAL, e também para todo o estado).
      Veja no edital para quais vagas você concorreu. Eles não podem mandar para um local/região diferente do que está no edital (mesmo ao longo da carreira) porém, estando dentro da região, não tem como saber exatamente para onde vai.
      Por exemplo, se for DECAP, pode ir para qualquer delegacia do DECAP, se for DEINTER 6 pode ir para qualquer unidade do DEINTER 6.
      No site da PC tem o organograma e as listas de cada cidade/região/DEINTER:

      https://www.policiacivil.sp.gov.br/portal/faces/pages_institucional/departamentosOrgaos

      Porém não é difícil, uma vez trabalhando, conseguir se movimentar dentro da mesma região.

      Excluir
  7. Estou a aguardar nomeação DTP e vou guardar esses conselhos do nobre Fernando Ramos como os "Dez Mandamentos". Grato pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  8. Já perdi as esperanças em relação as nomeações da cientifica. Acho que o GOVERNADOR irá nomear somente em março de 2018. último ato (prazo para nomeações) antes do término do seu mandato.

    ResponderExcluir
  9. Ele respondeu diversas mensagens no Facebook dizendo que haverá chamada até o final da próxima semana.
    Reza a lenda que já está assinado. Só dividiu em dois eventos por causa do marketing.

    ResponderExcluir
  10. Será que ele pretende "zerar" as listas da científica também? Sou remanescente e ainda tenho esperança...rsrs

    ResponderExcluir
  11. Seria excelente. Motivos há de sobra, mas é difícil saber por enquanto!

    ResponderExcluir
  12. Primeiro, obrigada pelas dicas! Você sabe se é necessário comprovar a CNH antes da posse? Vi que está pra sair o edital até dezembro, quero prestar a prova para agente policial, mas ainda não tirei a minha carteira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não enrolar creio que consiga tirar em 2 ou 3 meses, ou seja, dá tempo de sobra.
      Você só precisa da CNH ao entregar a documentação para posse, ou seja, daqui NO MÍNIMO 1 ano ou (provavelmente) mais.
      Mas não enrole, tire assim que puder.

      Excluir
  13. Parece que não vão chamar, na verdade o interesse é em CHAMAR LOGO o número de vagas dos concursos em aberto JUSTAMENTE para poder abrir outros.
    Ou seja, o FOCO, a MOTIVAÇÃO, é justamente abrir novos concursos com milhares de inscritos, a despeito do sucateamento da polícia, e da demora em atender os anseios da população.
    Obviamente, seria muito mais econômico e rápido nomear os remanescentes, afinal já fizeram concurso, já passaram pelas 1001 etapas, já entregaram documentos...
    Mas a questão aqui não é eficiência, mas sim publicidade.

    ResponderExcluir
  14. Agradeço em nome de todos pelas dicas e orientações do colega Fernando, pois sabemos que essas informações são valiosas para os novos postulantes.

    ResponderExcluir
  15. Fui nomeado hoje. Na data da posse a CTPS já tem que estar dada baixa do outro emprego? Estou me planejando a minha data de demissão. Obrigado!

    ResponderExcluir