terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Agora você é um policial...




Quando você escolheu ser integrante da Polícia você mudou seu destino pra sempre. E isso foi uma opção sua e só sua! Não se nasce policial.  Você escolhe ser ou não ser. Uns escolhem ser por vocação, outros por encontrar talvez um "bom" emprego. Resumindo: você pode escolher ser ou não ser policial! 

Ser policial lhe trará certas consequências que te acompanharão para o resto da vida:

1. Você viverá para sempre confiando muito em Deus, porém sempre alerta e monitorando o mundo a sua volta;

2. Para o resto da vida você olhará por cima dos ombros, focado sempre à sua volta, nas pessoas e em seus movimentos;

3. Você talvez nunca mais sairá desarmado, e isso irá incomodar a todos: a sua esposa, seus filhos, amigos e até sua própria mãe;

4. Alguns acharão que você anda armado para se  afirmar como homem, mas só você sabe quem o desafiou, quem e quantos você já prendeu, quem e quantos você já desagradou, quem e quantos já ameaçaram você e sua família;

5. Você terá sempre que escolher o melhor local para sentar em público - nunca com as costas voltadas para rua e nem para indivíduos desconhecidos;

6. Vai ter que abdicar de alguns ambientes e de algumas amizades, pois estas não são verdadeiras e sim por interesses por você ser policial; policial não se mistura com viciados, vagabundos e trambiqueiro!

7. Terá sempre que manter  o seu psicológico inabalável, procurar estar sempre calmo, para que isso reflita segurança a toda sociedade, mesmo todos sabendo que sua vida é estressante e cheia de pressões!

8. Terá que manter sua saúde e seu físico sempre em condições de se salvar e salvar outras vidas;

9. Terás que treinar sempre táticas e técnicas de sobrevivência em situações de alto risco e nas folgas!

10. Movimentar-se e adaptar-se a todos os tipos de situações, isso será uma constância e serão seus meios de sobreviver em meio ao caos;

11. Se você é um policial, aprenda a conviver com o desconforto e com as fadigas; e se a morte sorrir pra você, sorria de volta, pois ela estará o tempo todo andando lado a lado com você.

13. Seja sempre o mais ardiloso, para sair vivo em todos os confrontos que se envolver ou for envolvido;

12. Mas nunca se esqueça: VOCÊ É UM GUERREIRO e isso fará de você um ser diferente. Tenha consigo sempre a humildade e esteja sempre pronto a ajudar quem necessite, seja positivo e transmita positividade. Não se abale diante da incompreensão de quem não compreende suas batalhas diárias. 

E Nunca envergonha sua fé, sua família ou seus camaradas.

11 comentários:

  1. Eai guerreiro, que Deus abençoe vc !

    Uma duvida de quem tem interesse em prestar o concurso da PC. Eu sei que devo me preocupar primeiro em passar na prova, mas , em relação a investigaçao social, ter parentes com problemas com a justiça, por mais que nao tenha convivencia, pode implicar na reprovaçao da investigaçao social? Um abrço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo! Então, a fase de investigação social é bem subjetiva, porém quanto a ter parentes com problemas na justiça você pode ficar tranquilo. A maioria das famílias tem algum primo, tio "desviado". Isso não reprova ninguém.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Blog Rumo à Acadepol. Uma duvida também com relação a Investigação Social.

    Em 2007 assinei um (TC) Termo Circunstanciado, por falsa comunicação de crime (lei 9099/95). A história na verdade foi bem diferente, eu fui roubado, e quando os policiais chegaram ao local os ladrões já tinham ido embora. O policial militar me deu um papel para assinar e eu não sabia que se referia a um "TC" achei que era algo relacionado a ocorrência em questão. Meses depois fui intimado a ir no fórum prestar esclarecimentos, pois havia sido instaurado a denuncia, sendo assim, fiz um "acordo" com o MP e paguei 5 cestas básicas. Meu professor de Direito Penal disse que isso foi uma "Transação Penal" e o processo não evoluiu por conta deste acordo. Me disse também que em casos de situações envolvendo crime tem o tal (transitado em Julgado) e no meu caso foi um acordo para dar baixa no processo.

    Isso até hoje me deixa muito triste, pois foi algo realmente humilhante.

    Diante do exposto acima, você acredita que eu possa ter problemas com a IS?

    Abraços...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Victor! Não posso dizer se isso poderá ou não te prejudicar na IS pois está é uma fase um pouco subjetiva. Porém, acredito que provavelmente não terá problema pelo fato de não ter sido transitado em julgado. No seu lugar, na duvida, eu faria o concurso sem medo. Se caso acontecer algo você pode entrar com uma ação.

      Excluir
    2. Boa tarde Blog!

      Obrigado pelas informações. Vou continuar nos meus estudos e me dedicar para passar na prova, é que esse tipo de situação me deixa um pouco desanimado, fui roubado, levaram meu pertences, até o som do meu veículo roubaram no dia da ocorrência, e ainda passar por isso foi muito desagradável. Mas é isso ai, obrigado pelas informações e que venha Edital agora em Dezembro rs.

      Abs.

      Excluir
    3. O que pode ocorrer é que, pesquisando no sistema de ocorrências (e não em antecedentes) eles verão o BO que você registrou, ou, no caso, o BO que pesa "contra" você. Você sempre terá oportunidade de falar diretamente com os policiais que fazem IS, ou seja poderá se explicar. Se não resolver, pode, em caso de reprova, recorrer.

      Excluir
    4. Entendi, no dia da ocorrência não registrei o B.O, pois como a policia foi até o local achei que não era necessário, na época eu tinha 18 anos, já faz 10 anos isso rs. Mas fico preocupado com isso, embora seja um tc (lei 9.099...no caso foi falsa comunicação de crime) imagina se dedicar, passar por toda burocracia e demora dos testes (taf e tap) rsrs e no fim o resultado da IS ser "reprovado"..."perder" esse tempo seria complicado entende...

      Excluir
  5. Em tempo, o texto é legal, ainda que a foto não tenha nada a ver com o tema. Sei que a maioria entrando na PC sonhando ser "operacional" em alguma especializada e tal, entram "vibrando" como se diz, porém a realidade de 90% dos policiais é bem diferente, largado num plantão ou um DP qualquer, muita papelada e burocracia. Sem dúvida um trabalho importante, porém quem trabalha nas especializadas tem mais oportunidades de investigar e prender, a falta de pessoal dificulta muito o trabalho na maioria dos DPs por aí. Falo isso para quem está chegando não se decepcionar, POLÍCIA 24H e CSI é só na TV mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, se você passar no concurso e ir para acadepol, e garantia que vc e um servidor publico no ato ou não?

    ResponderExcluir